Seguidores

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Projeto: "Todos somos necessários" - Subtema: Insetos

Projeto todos somos necessários
Subtema insetos


Turmas: A Bela Adormecida, Pinóquio,Rapunzel, Ursinho Pooh 

Professoras: Denise Alves e Laudiney


Vejam só as novidades do projeto que as turmas de 5 anos estão desenvolvendo:
"É incrível como as crianças são curiosas e gostam de saber sobre vários assuntos. Mais interessante ainda é quando eles se aventuram a observar determinados animais e objetos que estão ao seu redor e têm o prazer em investigá-los. Por estarmos atentos a um desses momentos descobrimos o fascínio destas crianças pelos insetos e aproveitamos esta curiosidade pelos pequenos bichinhos que apareciam na pracinha, no gaiolão e no parquinho da escola para montarmos este projeto."

Parabéns, turmas e professoras!


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Aniversariantes

                       Comemoração dos aniversariantes do meses de Março e Abril das turmas parciais manhã, e comemoração do aniversário da UMEI! Dia 28 de Maio tem mais, quando comemoraremos os aniversariantes de Maio!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reunião "Turma A Bela Adormecida"

UMEI ALAÍDE LISBOA

Relato da Reunião entre Pais/ coordenação pedagógica/professoras da turma A Bela Adormecida

A reunião teve como pauta:
desenvolvimento das crianças;
combinados feitos pela turma;
agitação da turma;
proposta de trabalho com parceria família e escola;
levantamento de propostas conjuntas.

      Discutimos sobre a possibilidade de reenturmação para equilibrar o número de meninos e meninas, mas no decorrer vimos que não seria possivel. Esse assunto surgiu devido ao perfil da turma, que vem se
apresentando muito fechada para interações com outras crianças e também bastante dispersas, causando uma agitação diária. Surgiu a proposta da doação de computadores pelo ICEX para que as crianças possam realizar atividades nos mesmos. Estamos aguardando retorno.
      As professoras solicitaram que os cadernos de Para-Casa retornassem para a escola no dia combinado, pois muitos estão demorando muito ou ficando em casa.
Foi solicitado pelas famílias um diagnóstico do desenvolvimento das criançãs para serem entregues ainda no mês de maio, para maior acompanhamento por parte das mesmas, de forma a realizarem intervenções e estímulos em casa.
      Outra proposta foi a interação dos projetos nos dois turnos.
Ficou acordado que as educadoras enviarão bilhetes nas agendas, comunicando às famílias que a criança tem algo a dizer, referente ao seu comportamento na escola, proporcionando um melhor acompanhamento das famílias.
Vai acontecer um intercâmbio de textos para reflexão entre família e escola.
        Todas as tomadas de decisão que acontecem na turma são discutidas com as crianças, que juntas constroem acordos, ou combinados que deverão ser cumpridos por todas.
        A reunião foi bastante produtiva, pois foi possível observar que o trabalho em parceria é uma forma enriquecedora e viável de busca do desenvolvimento integral das crianças.
O senso de responsabilidade e envolvimento de pais e educadoras no acompanhamento do percurso do dia-a-dia da turma é fundamental na tentativa de melhorias para o grupo.
       Agradecemos a presença dos pais, que se disponibilizaram a vir e contibuíram com pontuações e sugestões. Obrigada por terem abraçado a discussão em busca de objetivos comuns de forma sadia e propositiva.
       Informamos que o pai de criança da turma, que não se identificou, colocando-se como ANÔNIMO, escreveu no Blog da UMEI, fazendo uma avaliação dessa reunião da qual não participou, distorcendo os fatos discutidos, agredindo moralmente a educadora Danielle, desqualificando o seu trabalho, o que consideramos uma falta de respeito.
        Achamos lamentável essa atitude, pois acreditamos que o diálogo franco, aberto e transparente é o melhor caminho para resolvermos nossos conflitos, diferenças e insatisfações.
Agradecemos aos pais que escreveram em defesa, de um diálogo aberto e em defesa  da educadora que merece o carinho e respeito de todos nós. Respeito e carinho que deve se estender  também à todas profissionais que estão presentes na rotina de nossas crianças nesta intituição.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pessoal, abaixo um pouco do projeto desenvolvido pelas professoras Márcia Data, Adriana Gama e Renata Maria, das turmas João e Maria, Chapeuzinho Vermelho e Cachinhos de Ouro.
Este projeto é de grande sensibilidade e muito interessante, leia e comprove...

Projeto "CADA UM TEM SUA HISTÓRIA"


                         Após o período de readaptações e integração das crianças com professor espaço e grupo, iniciamos o trabalho com a identidade da criança.

Este projeto tem como objetivo levar as crianças a se conhecerem para que possam conhecer e respeitar o outro.

“Cada um tem a sua História”

Vamos propiciar vivencias de fases de suas vidas dando-lhes a oportunidade de trocarem experiências entre os colegas já que temos crianças na condição de filho único, mas também na condição de irmão mais novo ou mais velho.

Contamos com a colaboração dos pais nos enviando as informações, fotos e materiais que estão sendo pedidos durante o projeto.

Paralelamente na sala estamos desenvolvendo atividades relacionadas à fase trabalhada.

No momento estamos vendo fase da gravidez onde vivenciam o período intra-uterino. Por baixo de uma grande roda de tecido sentem-se como se estivessem dentro da barriga, levantando hipóteses, quanto o que se passa neste ambiente quentinho do útero.

. Nas conversas a oralidade é trabalhada discutindo sobre alimentação saudável da mamãe, cuidados, e fantasiando muito também.

As histórias de cada um são contadas á medida que vão chegando, e socializar com os colegas é um grande prazer.

Estamos construindo uma grande barriga na oficina de papel e em breve teremos uma produção a ser exposta, encerrando a fase mais gostosa da história de cada um de nós preparando para os capítulos seguintes destas “vidinhas” que tão apenas começando.

Turmas de 3 anos
Professoras: Márcia Data, Adriana, Renata

terça-feira, 18 de maio de 2010

Aos visitantes deste blog,

Serão excluídos todos os comentários, ofensivos. O objetivo do mesmo é apresentar a toda comunidade os projetos desenvolvidos, por nossos profissionais e crianças.
Agora temos o livro de visita, favor acrescentar sua mensagem no "livro", caso não tenha relação com o tópico postado.
Agradecemos!
Equipe UMEI

terça-feira, 11 de maio de 2010

Projeto Metamorfose


                             Pessoal, um dos projetos anuais para todas as turmas de 3 a 5 anos da escola, é o projeto Metamorfose, visa o reaproveitamento de materiais, mas vai muito além da transformação de garrafas, papeis, tampinhas, embalagens em objetos atrativos aos olhos. É em primeiro lugar a transformação da consciência ambiental, da qual emana um conjunto de temáticas relativas não só a proteção da vida no planeta, mas também a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida para todos.
                             Este projeto visa, também, contribuir na aquisição de conhecimentos sobre o meio ambiente, conhecendo o espaço da nossa casa, bairro, escola e cidade.
"Esperamos estimular em cada criança/aluno o desejo de cuidar do meio ambiente da natureza de forma prazerosa e divertida".
Professsoras: Érika
                     Simone Alves
                     Cássia
                     Simone Passos
                     Lílian
                     Suzete


segunda-feira, 10 de maio de 2010

Prefeitura discute regimento escolar e lança revista familia escola

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza nos dias 12 e 13 de maio, o Seminário de Sensibilização para discutir e pactuar um modelo de Regimento Escolar com os diferentes segmentos da comunidade escolar e da sociedade civil. O encontro será de 8h às 17h, no auditório da Faculdade Dom Helder Câmara, Rua Álvares Maciel, 628, Santa Efigênia.
Na abertura do evento, às 9h da quarta-feira, dia 12, a secretária municipal de Educação, Macaé Evaristo, fará o lançamento da Revista Família-Escola. Por meio dela, cada família irá saber um pouco mais sobre alguns projetos realizados pelas escolas e pela SMED, além de conhecer mais detalhadamente as Proposições Curriculares, elaboradas para ajudar os professores na seleção dos conteúdos e habilidades para cada ciclo de formação. A revista é mais uma forma de diálogo entre a Secretaria de Educação, as escolas e as famílias.
Ainda na manhã de quarta-feira, iniciando as atividades do seminário, Macaé Evaristo, ministrará a palestra “Regimento Escolar: o Desafio da Construção coletiva”. À tarde, a programação inclui uma mesa redonda com o tema “Ética e Cidadania”, tendo como expositor o professor Bernardo Monteiro de Castro, com a participação da Doutora Maria de Lourdes Gemma, do Ministério Público de Minas Gerais e do Coronel Josemar Trant Miranda, da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Posteriormente, a professora Ângela Dalbem expõe em outra mesa redonda, o tema “Gestão e Inclusão”, discutido pelo Vereador Arnaldo Godoy e por um representante do SindRede.
Na quinta-feira, dia 13, o encontro prossegue com discussões sobre o tema “Estado e Direitos” e a redação de uma proposta de modelo de Regimento Escolar, que reflita a proposta político-pedagógica da Rede, estabeleça normas para sua organização administrativa, didático-pedagógica e disciplinar, e proponha regras de funcionamento e parâmetros de convivência coletiva. Todo cidadão que possua endereço eletrônico (e-mail) pode contribuir com o debate, postando sugestões, críticas e dúvidas no Fórum de Discussão do Regimento Escolar, disponível no endereço: http://ead.pbh.gov.br/.
fonte: Portal PBH

domingo, 2 de maio de 2010

Noticias sobre os coelhos


Estamos recebendo os nomes escolhidos nas turmas e em breve faremos a escolha dos nomes para nossos mais novos moradores!
Com urna de votação e tudo mais...