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segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Como as crianças aprendem

"Uma criança faminta, mesmo no caso de um bebezinho que experimenta a fome como uma dor real, vai parar de comer ou de se amamentar se algo interessante acontecer, porque vai querer ver o que está acontecendo. Essa curiosidade, esse desejo de extrair algum sentido das coisas, vai direto ao coração do tipo de criaturas que nós somos.
Crianças não são extremamente boas em aprender; elas são muito melhores nisso do que nós, adultos. Como professor, levei muito tempo para descobrir isso. Eu era um professor engenhoso e cheio de recursos, hábil no planejamento de aulas, demonstrações, formas de motivação e toda parafernália pedagógica possível. E foi somente aos poucos, e dolorosamente-, acreditem em mim: dolorosamente-, que aprendi o seguinte: quando passei a ensinar menos, as crianças passaram a aprender mais.
Posso resumir em cinco ou sete palavras o que casualmente aprendi como professor. A versão de sete palavras é esta: "Aprender não é o produto de ensinar". A versão de cinco palavras é esta: "Ensinar não produz aprendizagem". Como mencionei antes, a educação formal opera como pressuposto de que as crianças aprendem somente o que, quando e porque ensinamos. Isso não é verdade. Está, de fato perto de ser 100% falso".
John Holt, um educador radical.

Este trecho foi retirado do livro"como as crianças apremdem", eu comecei a ler achei interessante, fica a indicação.

Você concorda com estas palavras? Comente...

Um beijo!
Kátia Cardoso

Um comentário:

  1. Maravilhoso esse texto! Concordo plenamente. Penso também que as crianças aprendem qdo a damos condições para isso. Isto é, qdo há ambiente favorável. De qualquer maneira ela irá aprender, mas o que aprender, nós podemos estimulá-las, proporcionando um ambiente de aprendizagem...

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