Seguidores

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Turma Peixinho Dourado




PROJETO BRINCAR PARA CONHECER

Turma de 1 / 2 anos

                     No segundo semestre as crianças da turma do peixinho dourado já estavam com um desenvolvimento físico e cognitivo acentuado. A maioria já conseguia participar das rodinhas musicais e das historinhas. Diante da curiosidade das crianças por coisas novas , surgiu a necessidade de aguçarmos novas descobertas através de muitas brincadeiras e atividades dirigidas.
                    Desenvolvemos o Projeto Brincar para conhecer, durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2009 que teve como objetivo geral promover o desenvolvimento infantil das crianças através da interação com o outro, rodinhas de musicas e historia e muitas brincadeiras. Dividimos em 3 etapas:
Selecionamos uma lista de canções para as rodinhas diárias. Trabalhamos as músicas e confeccionamos objetos relacionados a algumas canções.

Estimulamos a leitura e o faz-de-conta. Também trabalhamos objetos variados(texturas, formas, cores, cheiros e gostos) e pequenos animais.
Promovemos jogos e brincadeiras dirigidas. Confeccionamos alguns brinquedos.

AVALIAÇÃO

A avaliação foi processual. Foi muito gratificante ver o desenvolvimento das crianças. Elas interagiram e amaram o projeto. Brincaram, aprenderam e divertiram muito! Escorregaram no barro para sentir a textura da lama foi uma sensaçao que elas amaram experimentar. As garatujas no plastico e papel, as visitas a horta da umei e as pinturas foram divertidissimas. No final de dezembro ja cantavam (cada uma com seu jeitinho) quase todas as musicas das rodinhas.

No final do ano, cada criança recebeu um saco com os brinquedos confeccionados , um cd das músicas trabalhadas nas rodinhas e o portfólio individual.

Agradecemos cada família pela parceria e carinho que recebemos!Desejamos aos nossos pequenos tudo de melhor!
Carinhosamente

Adriana Gama, Claudinha Alves, Marízia, Telma, Elzi e Vanessa Ladeira.
É isso aí pessoal! Esta turma desenvolveu muito! Parabéns crianças! E nosso agradecimento especial às professoras da turma que desenvolveram um trabalho muito legal, apesar dos pequeninos terem tão pouca idade. E este é o inicio de uma longa caminhada!

Abaixo as fotos deste valioso projeto:
















4 comentários:

  1. Que legal!!!Obrigado Katia por divulgar nosso trabalho!Realmente,mesmo as crianças sendo muito pequenas deu para desenvolver um otimo trabalho.Foi super gratificante ver ao final do ano o quanto elas haviam crescido e desenvolvido em todos os aspectos.Novamente agradecemos ao carinho de todos os familiares,à coordenaçao pedagogica pelo apoio recebido e a todos da UMEI Alaide Lisboa!
    Abraços
    Claudinha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeu!! Foi muito bom trabalhar nesta turma e com está turma!
    Obrigada a todos que dela fizeram parte.
    O NOSSO QUARTETO VAI DEIXAR SAUDADES!!!!
    Beijocas
    Telma Estrela

    ResponderExcluir
  4. Parabéns educadoras pelo trabalho desenvolvido! Obrigada Kátia por ter atendido ao pedido, rs!!

    Um ótimo 2010 a todas!

    Bjos,

    Paula - Mãe da MaLu

    ResponderExcluir